55 71 99300-8672 (WhatsApp)

Barra

Sep 14, 2018

 

O ponto máximo do turismo em Salvador é o Farol da Barra, o maior cartão postal de nossa cidade. Na Barra encontraremos também o Forte de Santa Maria, o Forte de São Diogo e a Praia do Porto da Barra. É aqui que acontece os maiores shows ao vivo da Bahia e onde se reúne os blocos de carnaval que fazem o percurso do circuito de Barra-Ondina.

 Forte de Santo Antônio da Barra e Farol de Itapuã 

FAROL DA BARRA

O prédio que chamamos de Farol da Barra, na realidade, é o Forte de Santo Antônio da Barra. 

O Farol da Barra, foi o segundo farol a ser instalado em todo continente americano e foi construído dentro do Forte de Santo Antônio da Barra em 1696, para ajudar as embarcações que traziam escravos e levavam açúcar, pau brasil, algodão, tabaco e outras mercadorias para abastecer o mercado europeu a aportarem com segurança.

Aproveite para conhecer o forte por dentro e tomar um cafezinho olhando a vista que é belíssima.

Saiba mais: Museu Náutico da Bahia

Forte de Santo Antônio da Barra

 A primeira estrutura de defesa foi instalada durante o Governo de Manuel Teles Barreto (1583 a 1587) provavelmente em taipa e reconstruída em alvenaria de pedra e cal a partir de 1596 por D. Francisco de Souza. Foi graças a cobertura do fogo dos canhões do forte que 4.000 homens desembarcaram e expulsaram os holandeses. Mas só a partir de 1696 com a reconstrução feita por João  de Lencastre que ele recebeu a torre do farol. Aproveite para conhecer os canhões e as guaritas do forte. A entrada é paga e custa em torno de R$30,00.

 Foto: Museu Náutico               Saiba mais sobre a história:  Wikipédia

Museu Náutico da Bahia

 O Forte de Santo Antônio está localizado na Ponta de Santo Antônio. Este é o limite entre o mar aberto e o recôncavo, que os indígenas chamavam de Kirimurê. Américo Vespúcio foi o nosso primeiro visitante, em 1501 e chamou de Bahia de Todos os Santos. Foi em torno dessa baía, que todas as atividades econômicas se desenvolveram e onde se formou a nossa cultura. O Museu Náutico tem em seu acervo documentos, réplicas de embarcações, achados arqueológicos de naufrágios e instrumentos náuticos que você vai gostar de conhecer. 

 Foto: Museu Náutico               Saiba mais sobre a história:  Museu Náutico

Farol da Barra

 Em 1668 o Galeão Santíssimo Sacramento naufragou perto do Rio Vermelho dando origem a reedificação do Forte de Santo Antônio e a instalação do farol. Um torreão quadrangular, encimada por uma lanterna de bronze envidraçada com lampiões alimentados a óleo de baleia. Em 1832 passou a usar um equipamento de luz catóptrico, com alcance de 18 milhas náuticas, em 1937 foi substituído pelo sistema elétrico. Hoje tem 39 metros de altitude emite luz a cada 30 segundos e alcança 34 milhas náuticas.

 Foto:  Fortelezas.org       Saiba mais sobre a história: Museu Náutico

Uma boa pedida é tomar um cafézinho na cafeteria do Museu.

Bela vista com sabor!

É possível ver a vista a partir da torre do farol.  Pra viver um roteiro “assim, desses de cinema” rsrsrs…

 Foto : JGuima  Skyscrapercity, Conheça a Nova Orla de Salvador

Mande esse site para um amigo!
Open chat
Podemos te ajudar?