Forte de Santa Maria
Se constituía um único comando de defesa junto com o Forte de Santo Antônio e o Forte de São Diogo. Foi o local de desembarque do primeiro donatário de Capitania Francisco Pereira Coutinho, que mais tarde acusou Diogo Álvares de Souza, o Caramurú, de infiel a coroa portuguesa, e foi devorado em uma festa antropofágica. Recebeu também o primeiro Governador Geral Tomé de Souza.
O Forte de Santa Maria da Barra como foi chamado originalmente, abriga hoje uma exposição permanente do grande fotógrafo Pierre Verger, que registrou a cultura baiana em seus vários aspectos.
Saiba sobre a história do Forte: Wikipédia
A Praia, bem calma, chamamos de Praia do Porto da Barra e é uma das mais requisitadas de Salvador.
Foto: Luan, Wikipédia
Foi alvo da primeira invasão holandesa mas conseguiu rechaçar a invasão liderada pelo Conde Maurício de Nassau, uma segunda investida dos holandeses.
Foto: André Koehne, Wikipédia
Foi ocupado pelos revoltosos da Sabinada que ao saírem levaram suas armas e munições para combater as forças imperiais em outras partes de Salvador.
Foto: Mploud , Flickr
INSTITUTO MAUÁ
Tem a mais fina flor do artesanato baiano. São produtos diferenciados do Mercado Modelo, já que só expõe aqui as artesãs comprovadamente baianas e para serem aprovadas passam por um teste em que tem que fazer uma peça diante de um comitê que estabelece as técnicas e a autoria.
Foto: Instituto Mauá
Aproveite para tomar uma água de côco ou comer algum quitute baiano.