55 71 99300-8672 (WhatsApp)

Terreiro de Jesus     Foto:   Wikipédia 

Terreiro de Jesus

Sep 27, 2018

  A primeira construção do Terreiro de Jesus cujo nome oficial é Praça 15 de Novembro, foi uma capelinha de taipa construída pelos jesuítas em área doada pelo Governador Tomé de Souza. Alí também foi construído o primeiro Colégio dos Jesuítas, de forma que ficou conhecida como Terreiro de Jesus por causa dos padres. A primeira Igreja de taipa deu lugar a igreja considerada a mais imponente do século XVII no Brasil, que hoje é a Catedral de Salvador.  Além da Catedral, o terreiro reúne o Convento e a Igreja de São Francisco, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, a Igreja da Ordem Terceira de São Domingos e a Igreja de São Pedro dos Clérigos. 

Catedral de Salvador:

    A Catedral Basílica Primacial de Salvador é a Igreja mãe de todas as Igrejas da Bahia e onde fica a cátedra do Arcebispo Metropolitano e Primaz do Brasil. Chama-se primarcial por se tratar da primeira arquidiocese do Brasil.

Foto:  Wikipédia cc 

Igreja de São Domingos:

    Teve sua construção iniciada em 1731 e tem fachada estilo rococó. É dedicada a São Domingos, frade e santo católico que fundou a Ordem dos Pregadores cujos membros são conhecidos por dominicanos

Foto: Pelourinho Dia e Noite 

Antiga Faculdade de Medicina de Salvador:

    No início do século XIX, o edifício do antigo Colégio dos Jesuítas passou a ser usado como hospital e em 1808 foi instalada, alí, a primeira faculdade de medicina do Brasil. Só em 1887 a Faculdade formou a primeira médica diplomada no Brasil, Rita Lobato Velho Lopes. 

Foto:  Wikipédia cc 

Igreja de São Pedro dos Clérigos:

    Teve sua construção iniciada em 1731 e tem fachada estilo rococó. É dedicada a São Domingos, frade e santo católico que fundou a Ordem dos Pregadores cujos membros são conhecidos por dominicanos.

Foto: Pelourinho Dia e Noite 

 IGREJA DE SÃO FRANCISCO

 

O Convento de São Francisco foi fundado em 1585, mas a igreja só começou a ser construída em 1708 . Apenas em 1797 foram concluídas as torres e demorou ainda cerca de 1 século para que fosse concluída totalmente. 
A Igreja, ricamente decorada além de ser um Patrimônio da Humanidade, é considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. 
 Todas as superfícies do interior são revestidas de entalhes com inúmeras figuras e douradas em folhas de ouro.   Essa decoração era parte do processo de conquistar os fiéis a partir do deslumbramento, ao mesmo tempo que educava sobre os valores do cristianismo através das imagens visto que a maior parte do povo era analfabeto.
Mas nesse caso era tanta a riqueza, que no século XVII a igreja foi visitada por capuchinhos italianos que ficaram indignados com tanta ostentação e denunciaram o abuso. No século XIX franciscanos alemães também protestaram querendo que todo o ouro fosse recolhido. 
 

Interior da Igreja de São Francisco:

    Calcula-se que foi empregado mais de 1 tonelada de ouro nos douramentos dos entalhes. No altar mor, o grupo escultório foi talhado por Pedro Ferreira em 1930. 

Foto:  Zona Curva 

Interior da Igreja de São Francisco: 

  Além da Capela Mor dedicada a São Francisco  a Igreja tem mais  8 capelas secundárias, duas delas ao lado do Altar , dedicadas a N. S. Glória e a S. Luiz de Toulouse.

Foto:  Wikipédia-Guerra dos Canudos

Claustro do Convento de São Francisco: 

   Contrastando com a riqueza do interior da igreja, a vida dos religiosos hoje no Convento é marcada pela austeridade já que os franciscanos fazem voto de pobreza.

Foto: Thiago, Jardins do Mosteiro

Chafariz do Terreiro de Jesus  Foto: Zelo Cidadão

O Chafariz do Largo do Terreiro de Jesus: 

   Foi inaugurado em 08 de dezembro de 1856 e integrava o Sistema de Águas do Queimado, o primeiro sistema de água encanada do Brasil. O Chafariz tem 7 metros de altura. 

As esculturas da base representam os quatro principais rios da Bahia: Jequitinhonha, Paraguaçu, Pardo e São Francisco. 

Entre os 20 chafarizes parecidos espalhado pelo mundo, o do Terreiro de Jesus é o mais  antigo e o mais completo. É similar, porém com mais detalhes, ao chafariz que ganhou uma medalha de ouro numa importante exposição em Paris e feito pelo mesmo escultor.

 

Museu Afro Brasileiro  Foto: Wikipedia Commons

O Museu de Arqueologia e Etnologia funciona no antigo Colégio dos Jesuítas e o Museu do Carnaval, com 200 bonecos em cerâmica que representam as figuras típicas do Carnaval e espaço para fotografias. 

Mande esse site para um amigo!
Open chat
Podemos te ajudar?