55 71 99300-8672 (WhatsApp)

Pelourinho

Sep 28, 2018

  Pelourinho ou Picota é uma coluna de pedra colocada em lugar público onde eram expostos e punidos os criminosos e escravos. O primeiro Pelourinho de Salvador foi instalado no século XVI quando a cidade foi fundada na Praça Tomé de Souza. Depois foi transferido para o Terreiro de Jesus e com o protesto dos jesuítas de que os gritos dos açoitados perturbava os trabalhos da igreja, foi transferido para as portas do Mosteiro de S. Bento. Só em 1807 foi instalado no Largo do Pelourinho até que esse tipo de punição foi extinto cerca de 30 anos depois. 

O Pelourinho é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e seu conjunto arquitetônico reúne mais de 800 casarões, sobrados,  palacetes e igrejas dos séculos XVI e XVII hoje transformados em museus, centros culturais, restaurantes, repartições públicas, ateliês e pousadas. 

 

IGREJA DO ROSÁRIO DOS PRETOS
 
Fundada em 1685 pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, foi criada com fins religiosos já que os negros eram proibidos de frequentarem igrejas. 
Começou a ser construída em 1704 pelos próprios irmãos negros incluindo escravos. Ela levou quase um século para ficar pronta porque os escravos não podiam trabalhar de dia e como a noite era pouco iluminado, trabalhavam nas horas de descanso e nas noites de lua cheia. 
 
Nessa Igreja prevalece o sincretismo religioso e suas missas  aos domingos às 09:00 hs ou nas terças-feiras às 18:00 hs, são acompanhadas de atabaques, agogôs e tamborins. Na festa de Santa Bárbara é realizada uma missa campal e é servido um carurú  em homenagem a Santa e a Iansã.

Afoxé Filhos de Gandhy:

    O maior e mais famoso Afoxé da Bahia, o Filhos de Gandhy sai as ruas com mais de 10.000 integrantes. Vestidos de branco e azul levam colares azuis que são oferecidos aos admiradores.   Levam também alfazema que todos conhecem como água de cheiro.

Foto: Internet

Bloco Olodum: 

  O Bloco Olodum foi criado por um grupo de moradores do Pelourinho em 1979. Hoje é uma ONG que participa do movimento negro brasileiro desenvolvendo ações no combate a discriminação racial e estimulando a auto estima dos afro brasileiros.

Foto:  Pelourinho Dia e Noite

Casa do Benin: 

Estabelece a semelhança que existe entre a cultura do Benin e a cultura de Salvador, já que a maioria dos escravos que vieram para trabalhar nos engenhos, partiram de lá. Possui  em seu acervo uma grande coleção de arte do Benin, trazida pelo fotógrafo e antropólogo francês Pierre Verger. 

Foto: Pelourinho Dia e Noite

Museu Abelardo Rodrigues    Foto:  Pelourinho Dia e Noite 

  

SOLAR DO FERRÃO
 
Tombado pelo Patrimônio Histórico o casarão construído  no final do século XVII. Era considerado a casa mais nobre do Pelourinho e pertenceu a família Maciel até 1756 e entre 1793 e 1814 pertenceu a Pedro Ferrão de quem herdou o nome.
Abriga o Museu Abelardo Rodrigues. Seu acervo esteve em uma guerra judiciária entre o Governo da Bahia e o Governo de Pernambuco até que o STF decidiu que a posse do acervo era de fato da Bahia.
A coleção foi feita ao longo dos anos por Abelardo Rodrigues advogado pernambucano e colecionador. 
Composto por mais de 800 peças sacras e 4 coleções particulares, é um dos museus mais visitados. 

Aproveite para conhecer:

. Alaíde do Feijão na Rua das Laranjeiras

. Cravinho no Terreiro de Jesus

. Selfie Service do Senac no Pelourinho

. Sorvetes Le Glacier Laporte

Mande esse site para um amigo!
Open chat
Podemos te ajudar?