Foto: Pelourinho Noite e Dia
Pelourinho
Pelourinho ou Picota é uma coluna de pedra colocada em lugar público onde eram expostos e punidos os criminosos e escravos. O primeiro Pelourinho de Salvador foi instalado no século XVI quando a cidade foi fundada na Praça Tomé de Souza. Depois foi transferido para o Terreiro de Jesus e com o protesto dos jesuítas de que os gritos dos açoitados perturbava os trabalhos da igreja, foi transferido para as portas do Mosteiro de S. Bento. Só em 1807 foi instalado no Largo do Pelourinho até que esse tipo de punição foi extinto cerca de 30 anos depois.
Foto: Salvador Turismo
Afoxé Filhos de Gandhy:
O maior e mais famoso Afoxé da Bahia, o Filhos de Gandhy sai as ruas com mais de 10.000 integrantes. Vestidos de branco e azul levam colares azuis que são oferecidos aos admiradores. Levam também alfazema que todos conhecem como água de cheiro.
Foto: Internet
Bloco Olodum:
O Bloco Olodum foi criado por um grupo de moradores do Pelourinho em 1979. Hoje é uma ONG que participa do movimento negro brasileiro desenvolvendo ações no combate a discriminação racial e estimulando a auto estima dos afro brasileiros.
Foto: Pelourinho Dia e Noite
Casa do Benin:
Estabelece a semelhança que existe entre a cultura do Benin e a cultura de Salvador, já que a maioria dos escravos que vieram para trabalhar nos engenhos, partiram de lá. Possui em seu acervo uma grande coleção de arte do Benin, trazida pelo fotógrafo e antropólogo francês Pierre Verger.
Foto: Pelourinho Dia e Noite
Museu Abelardo Rodrigues Foto: Pelourinho Dia e Noite
Aproveite para conhecer:
. Alaíde do Feijão na Rua das Laranjeiras
. Cravinho no Terreiro de Jesus
. Selfie Service do Senac no Pelourinho
. Sorvetes Le Glacier Laporte
Fontes:
Solar Ferrão