
Castelo Garcia d’Ávila – Praia do Forte
O nome Praia do Forte tem origem na Casa da Torre de Tatuapara, uma fortificação erguida por Garcia D’Ávila, para ser a sede de sua sesmaria. Ele chegou ao Brasil em março de 1549 com Tomé de Souza, o primeiro governador geral do Brasil, tendo sido nomeado “feitor e almoxarife da Cidade de Salvador e da Alfândega”. Seus serviços eram pagos geralmente em mercadoria e em 15 de junho de 1549, Garcia D’Ávila recebeu seu primeiro pagamento: duas vacas. E esse foi o começo de uma longa estória até ser considerado o maior latifundiário do mundo, com terras de ‘Salvador até os confins do Piauí”.
Anos depois sua filha Isabel d’Ávila casou-se com Diogo Dias, o neto de Diogo Álvares Correia o Caramurú e sua esposa, a índia tupinambá Catarina Paraguassú, o que deu início a primeira dinastia de nobres brasileiros, os Dias D’Ávila, com o nascimento de seu filho Francisco Dias de Ávila Caramuru, Senhor da Torre de Tatuapara.
A sede das propriedades de Garcia d’Avila era no alto da Colina Tatuapara e veio a se chamar a Casa da Torre de Tatuapara e mais tarde, Castelo Garcia d’Ávila. Foi edificado em 1551 e hoje se pode fazer uma viagem no tempo, passeando por seus antigos salões hoje em ruínas. Foram restauradas a Igreja e a Torre. É um belo passeio. Se você gosta de história, vai se surpreender com a beleza e a importância que esse lugar já teve para o Brasil.
Este vídeo está publicado no Canal da Band Bahia

Pousada – Praia do Forte Rota Google
A Fundação Garcia d’Ávila é a administradora do sítio histórico. Cobra uma pequena entrada.
Horário de Funcionamento de 09:00 às 17:00 hs.
Fontes: Wikipédia, Casa da Torre,