55 71 99300-8672 (WhatsApp)

Esse monumento é uma homenagem do povo da Bahia à Igreja da Sé, erguida em 1552 e que foi demolida em 1933 para dar lugar a uma passagem de bondes. Essa igreja foi usada como fortificação contra os holandeses em 1624 e foi a principal até 1765. Obras recentes expuseram um antigo cemitério, hoje, coberto com grades. Foto: Pousada Praia de Santo Antônio – Salvador Roteiro 14 Horas

Centro Histórico

Sep 26, 2018

  O Centro Histórico de Salvador, compreende uma área muito grande que inicia na Praça Castro Alves e termina na Praça da Sé.  É o maior conjunto arquitetônico do período colonial da América Latina e reúne as principais construções e monumentos históricos da Bahia e do Brasil. Mas é impossível deixar de lado a Barra, a Graça, o Corredor da Vitória e a Praça Visconde de Cairú que igualmente fazem parte da história de nossa terra.

  CORREDOR DA VITÓRIA

 Com suas árvores frondosas e mansões do século passado, foi o primeiro subúrbio de Salvador. Foi para cá que a gente rica e abastada fugiu das ruas estreitas do Centro Histórico. Ainda se pode ver as belas mansões da época e é hoje ainda o metro quadrado mais caro do nordeste. 

Se você gosta de viajar no tempo, visite o Museu Carlos Costa Pinto. Além de conhecer uma dessas mansões por dentro, vai poder conhecer um acervo de mais de 3.500 peças entre cristais, ourivesaria, móveis e outras peças dos primeiros senhores de engenhos, comerciantes, diplomatas e negociantes do império.

Na sequência, o Campo Grande, com o Monumento a 2 de Julho, homenagem a vários baianos ilustres, o Mosteiro de São Bento e a Praça Castro Alves onde tem o túmulo e a escultura do poeta Castro Alves. 

  

MOSTEIRO DE SÃO BENTO

 

O Mosteiro, fundado em 1582, é o mais antigo das Américas e o primeiro a ser construído fora da Europa. Nesse local, ficava a aldeia do cacique Ipiru ou Tubarão convertido ao cristianismo pelos primeiros jesuítas. Suas portas foram abertas ao público apenas 3 vezes: em 1624 quando foi transformado em quartel pelos invasores holandeses, ao acolher os feridos da Guerra dos Canudos em 1896 e aos militantes perseguidos pela ditadura de 1964 a 1985. O conjunto arquitetônico compreende a Igreja, o Mosteiro, a Biblioteca e o Museu. A Biblioteca conta com mais de 300.000 volumes dos quais 13.000 são consideradas peças raras. 

Invasão Holandesa:

    Os holandeses invadiram Salvador em 1624 com uma esquadra de 26 navios. Desembarcaram no Porto da Barra, alcançaram o Mosteiro e ali esperaram o dia amanhecer para tomar o centro da cidade. Ficaram praticamente um ano até chegar a esquadra de reforço portuguesa-espanhola de D. Fradique de Toledo Osório, que após 40 dias de batalha, obtiveram a primeira rendição.

Foto:  Zona Curva 

Guerra dos Canudos: 

  Foi motivada pela reação dos republicanos contra uma comunidade liderada por Antonio Conselheiro que acreditava que um governo laico, a cobrança de impostos e a celebração do casamento civil entre outras coisas, eram a materialização do reino do anti-cristo. Houve muitos embates e no final as tropas do Exército venceram. Estima-se que  25.000 pessoas tenham morrido em Canudos, local do confronto.

Foto:  Wikipédia-Guerra dos Canudos

Claustro do Mosteiro de São Bento: 

   O conjunto arquitetônico compreende a Igreja, o Mosteiro, a Biblioteca e o Museu. A Biblioteca conta com mais de 300.000 volumes dos quais 13.000 são consideradas peças raras. Alí vivem 30 monges. A Ordem dos Beneditinos é muito antiga na Europa, mas aqui no Brasil  se fortaleceu após a morte de Catarina Paraguassú, que  doou a Igreja da Graça, o prédio e as terras anexas aos padres beneditinos.

Foto: Thiago, Jardins do Mosteiro

No prédio funciona a Câmara Municipal de Salvador e um Memorial falando dos seus 467 anos de história. Com rico acervo de quadros, iconografia e interessantes maquetes que contam a história da Câmara que se confunde com a história de Salvador.Foto: Wikipedia-Câmara Municipal

  

Casa de Câmara e Cadeia da Cidade de Salvador (Câmara de Vereadores)

 

Foi criada em 13 de junho de 1549 após a fundação da cidade,  por Tomé de Souza para funcionar os 3 poderes, legislativo, executivo e judiciário.  Foi ocupada pelos holandeses e quase destruída em 1624. O Arquivo Histórico foi completamente destruído pelo fogo dos invasores.
  
A Cadeia funcionava no térreo, dividida em alas feminina e masculina e no subterrâneo estavam localizadas as celas solitárias, conhecidas também como enxovias.
Foi a primeira cadeia oficial do país e por volta de 1800 abrigava também os açougues, já que um dos atributos dos Vereadores era fiscalizar o preço da carne. A Câmara teve ainda  a iniciativa de criar e administrar o Celeiro Público, evitando o monopólio  e garantindo um preço justo para os gêneros de primeira necessidade. 

Aproveite para visitar o Museu da Misericórdia, onde vai conhecer mais sobre a forma como a Assistência Social e Saúde foram implantados na Bahia pelos portugueses. Poderá ver também o primeiro carro movido a gasolina na Bahia e uma réplica da Roda dos Expostos.

Museu da Misericórdia

Mande esse site para um amigo!
Open chat
Podemos te ajudar?
Apartamentos Praia de Santo Antônio
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.