Esse monumento é uma homenagem do povo da Bahia à Igreja da Sé, erguida em 1552 e que foi demolida em 1933 para dar lugar a uma passagem de bondes. Essa igreja foi usada como fortificação contra os holandeses em 1624 e foi a principal até 1765. Obras recentes expuseram um antigo cemitério, hoje, coberto com grades. Foto: Pousada Praia de Santo Antônio – Salvador Roteiro 14 Horas
Centro Histórico
O Centro Histórico de Salvador, compreende uma área muito grande que inicia na Praça Castro Alves e termina na Praça da Sé. É o maior conjunto arquitetônico do período colonial da América Latina e reúne as principais construções e monumentos históricos da Bahia e do Brasil. Mas é impossível deixar de lado a Barra, a Graça, o Corredor da Vitória e a Praça Visconde de Cairú que igualmente fazem parte da história de nossa terra.
Foto: Salvador Turismo
CORREDOR DA VITÓRIA
Com suas árvores frondosas e mansões do século passado, foi o primeiro subúrbio de Salvador. Foi para cá que a gente rica e abastada fugiu das ruas estreitas do Centro Histórico. Ainda se pode ver as belas mansões da época e é hoje ainda o metro quadrado mais caro do nordeste.
Se você gosta de viajar no tempo, visite o Museu Carlos Costa Pinto. Além de conhecer uma dessas mansões por dentro, vai poder conhecer um acervo de mais de 3.500 peças entre cristais, ourivesaria, móveis e outras peças dos primeiros senhores de engenhos, comerciantes, diplomatas e negociantes do império.
Na sequência, o Campo Grande, com o Monumento a 2 de Julho, homenagem a vários baianos ilustres, o Mosteiro de São Bento e a Praça Castro Alves onde tem o túmulo e a escultura do poeta Castro Alves.
MOSTEIRO DE SÃO BENTO
Invasão Holandesa:
Os holandeses invadiram Salvador em 1624 com uma esquadra de 26 navios. Desembarcaram no Porto da Barra, alcançaram o Mosteiro e ali esperaram o dia amanhecer para tomar o centro da cidade. Ficaram praticamente um ano até chegar a esquadra de reforço portuguesa-espanhola de D. Fradique de Toledo Osório, que após 40 dias de batalha, obtiveram a primeira rendição.
Foto: Zona Curva
Guerra dos Canudos:
Foi motivada pela reação dos republicanos contra uma comunidade liderada por Antonio Conselheiro que acreditava que um governo laico, a cobrança de impostos e a celebração do casamento civil entre outras coisas, eram a materialização do reino do anti-cristo. Houve muitos embates e no final as tropas do Exército venceram. Estima-se que 25.000 pessoas tenham morrido em Canudos, local do confronto.
Claustro do Mosteiro de São Bento:
O conjunto arquitetônico compreende a Igreja, o Mosteiro, a Biblioteca e o Museu. A Biblioteca conta com mais de 300.000 volumes dos quais 13.000 são consideradas peças raras. Alí vivem 30 monges. A Ordem dos Beneditinos é muito antiga na Europa, mas aqui no Brasil se fortaleceu após a morte de Catarina Paraguassú, que doou a Igreja da Graça, o prédio e as terras anexas aos padres beneditinos.
No prédio funciona a Câmara Municipal de Salvador e um Memorial falando dos seus 467 anos de história. Com rico acervo de quadros, iconografia e interessantes maquetes que contam a história da Câmara que se confunde com a história de Salvador.Foto: Wikipedia-Câmara Municipal
Casa de Câmara e Cadeia da Cidade de Salvador (Câmara de Vereadores)
Aproveite para visitar o Museu da Misericórdia, onde vai conhecer mais sobre a forma como a Assistência Social e Saúde foram implantados na Bahia pelos portugueses. Poderá ver também o primeiro carro movido a gasolina na Bahia e uma réplica da Roda dos Expostos.