55 71 99300-8672 (WhatsApp)

Forte de São Diogo e Igreja de Santo Antônio              

Foto:  André Koehne, Wikipédia, cc

Forte de São Diogo

Sep 15, 2018

 

O Forte de São Diogo é umas das 3 fortalezas que agiam sob o mesmo comando para defender Salvador dos corsários e invasores. Foi edificado no sopé do Morro de Santo Antônio da Barra, onde no topo fica a Igreja de Santo Antônio, em cima das ruínas do Castelo do Pereira, casa de Francisco Pereira Coutinho primeiro donatário das Capitanias Hereditárias que chegou ao Brasil. Sua construção remonta os anos de 1612, sendo o Governador Geral do Estado do Brasil, D. Diogo de Meneses Siqueira.

O Arraial do Pereira estabelecido por Francisco Pereira Coutinho a partir de 1536, deu origem ao bairro da Barra e sua história se confunde com a própria história de Salvador.

 

Francisco Pereira Coutinho ganhou essa Capitania em função de suas vitórias nas lutas para expansão portuguêsa.  Ai construiu seu castelo  e fundou nas imediações o Arraial do Pereira.

Devido a conflitos com os indígenas, teve que deslocar-se até Porto Seguro. Tendo tido notícia que seu Arraial tinha sido saqueado voltou e nesse trágico retorno, sua náu naufragou,  tendo sido ele devorado pelos tupinambás em uma grande festa, depois de ter sido morto pelas mãos de uma criança irmã de um índio que ele mandara executar.

A construção do Forte, remonta os anos de 1612, sendo ampliado a partir de 1626 durante do Governo de Diogo Luis de Oliveira e ainda durante as obras resistiu ao ataque do Conde Maurício de Nassau, 

Saiba mais:  Fortalezas.org

Na base do forte, foi inaugurado em 29 de março de 1952, o Marco da Fundação da Cidade de Salvador. Integra o monumento um painel de azulejos que retrata a chegada de Tomé de Souza. Esse painel, elaborado em cerâmica faiança, pelo artesão português Eduardo Gomes é uma réplica do original feito em Lisboa, em 1949. Tomé de Souza viajou a mando da Corôa Portuguesa, com a missão de fundar a primeira cidade da América Lusitana. 

EXPOSIÇÃO DE

OBRAS DE CARYBÉ

O Forte abriga ainda, uma exposição permanente do grande pintor Carybé, argentino e naturalizado brasileiro, que retratou nossa cultura.

Aproveite para conhecer sua obra!

Foto de autor desconhecido da obra de Carybé, Nascimento de Macunaíma, 1980

O Forte de São Diogo, independente da importância de nossa história é hoje, um importante centro de cultura para a comunidade, onde são realizadas exposições e concertos de música erutida.

Aproveite também para ver a vista maravilhosa que se tem do Forte de Santa Maria e do Porto da Barra, nosso primeiro porto. A entrada as quarta-feiras é gratuita!

 

Mande esse site para um amigo!
Open chat
Podemos te ajudar?